IBRAM promove evento para debater avanços com especialistas.

A proposta é compartilhar informações e conhecimento técnico sobre as estruturas de disposição de rejeitos

Fonte:https://www.brasilmineral.com.br/noticias/ibram-promove-evento-para-debater-avancos-com-especialistas

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) promove, nos dias 2 e 3 de julho, o Seminário Brasileiro de Segurança em Estruturas de Rejeitos 2204 / Tailings Safety Brazil Seminar 2024, das 9h às 18h, no Mercure Belo Horizonte Lourdes Hotel, para debater os avanços e novos rumos da gestão de estruturas de disposição de rejeitos da mineração. O evento será realizado em Belo Horizonte e contará com a participação de um grupo de especialistas e autoridades, brasileiras e estrangeiras. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://ibram-eventos.com.br/event-landing-page/30, onde também pode ser consultada a programação do seminário.

A proposta é compartilhar informações e conhecimento técnico sobre as estruturas de disposição de rejeitos, de água e os desafios diante dos cenários de mudanças climáticas. O seminário compartilhará ainda os avanços do setor mineral na gestão operacional e, em especial, na questão da segurança. Dois especialistas estrangeiros serão keynote speakers: Priscilla Nelson, Professora, Diretora de E&O do Centro de Rejeitos, Colorado School of Mines – que abordará os “Padrões globais e a gestão de riscos nos processos e negócios da mineração no mundo”, no dia 2/7 às 11h30; e Michel Julien, VP: Environment & Critical Infrastructures, Agnico Eagle Mines Ltd. – que falará sobre o tema “Futuro da disposição de rejeitos: empilhamentos e outras alternativas”, no dia 3/7, às 11h.

No último dia 20 de junho, o IBRAM apresentou os avanços na gestão das estruturas de disposição de rejeitos e o processo de descaracterização de barragens construídas pelo método ‘a montante’. De um total de 74 barragens a montante em 2019, restam 52 que estão em processo de descaracterização, e não há pessoas em localidades onde há barragens de mineração em situação de alto risco. A expectativa é que mais de 90% sejam descaracterizadas até 2027. “Transparência é obrigatória para que todos acompanhem e compreendam os esforços do setor mineral para contar com operações mais seguras”, afirma Raul Jungmann.

A abertura do seminário terá a participação de Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil e presidente do Conselho Deliberativo do IBRAM; de Reuber Koury, diretor técnico de Projetos da Samarco; de Fernando Azevedo e Silva, vice-presidente do Instituto. Raul Jungmann, diretor-presidente participará da programação do segundo dia (3/7). Coordenam o seminário, pelo IBRAM, Julio Cesar Nery Ferreira, diretor de Sustentabilidade, e Aline Leite Nunes, gerente de Assuntos Minerários. Também estão na programação, entre outras autoridades e especialistas, Luiz Paniago, superintendente de Segurança de Barragens de Mineração da ANM; Alice Castilho, diretora de Hidrologia e Gestão Territorial / Engª Hidróloga – Serviço Geológico do Brasil; Carlos Eduardo Ferreira Pinto, promotor do Ministério Público de Minas Gerais. O Seminário Brasileiro de Segurança em Estruturas de Rejeitos 2204 / Tailings Safety Brazil Seminar 2024 conta com o patrocínio de Samarco e Vale (categoria Bronze); H&P e Hexagon (categoria Painel).

Gostou? compartilhe

Pular para o conteúdo