Importância da mineração para a transição energética do Brasil.

Fonte: https://www.inthemine.com.br/site/importancia-da-mineracao-para-transicao-energetica-no-brasil/

A Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) realizará, no dia 23 de maio, às 14h30, o seminário “Mineração e Transição Energética”. O evento acontecerá na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados e reunirá representantes de empresas, governo e instituições de pesquisa para debater o papel das terras raras no processo de transição, no processo de transição energética do país.

O seminário parte da premissa de que não haverá transição energética sem mineração e que o Brasil possui um relevante potencial mineral, desempenhando um papel crucial no suprimento das cadeias produtivas nacional e internacional. As terras raras são essenciais para a produção de tecnologias verdes, como painéis solares, turbinas eólicas e baterias de veículos elétricos. Esses minerais são fundamentais para a descarbonização da economia e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Atualmente, o Brasil possui reservas significativas de terras raras, mas a mineração desses elementos ainda é incipiente no país. O seminário buscará discutir estratégias para impulsionar o aproveitamento e o beneficiamento desses minerais, visando fortalecer a posição do Brasil no cenário global e garantir o suprimento de matérias-primas essenciais para a transição energética.

O evento abordará, também, os potenciais brasileiros na mineração de terras raras e minerais estratégicos, os aspectos regulatórios e incentivos governamentais, além das questões relacionadas à tecnologia e à transformação mineral. Os seguintes expositores estão confirmados para cada painel:

Painel 1 – Potencial Brasileiro
>> Marcelo Carvalho – Meteoric Resources
>> Carolina Batista – Energy Fuels
>> Bruno Scarpelli – Centaurus Metals

Painel 2 – Regulação e Incentivos
>> Vitor Saback – Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral – Ministério de Minas e Energia (MME)
>> Flávio Moraes da Mota – Chefe do Departamento das Indústrias de Base do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
>> Mauro Sousa – Diretor-Geral da ANM
>> Carlos Colombo – Coordenador de Promoção da Concorrência do Ministério da Fazenda

Painel 3 – Tecnologia e transformação Mineral
>> Rinaldo Mancin – Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM)
>> Rodrigo Amado – CBMM
>> Silvia França – Centro de Tecnologia Mineral (CETEM)
>> Pedro Henrique Vilela – Vestas

A FPMin, composta por deputados e senadores e presidida pelo deputado Zé Silva, atua para aprimorar a legislação do setor mineral, garantindo segurança jurídica e um ambiente favorável ao crescimento e desenvolvimento da mineração, ao mesmo tempo em que fortalece a regulação e fiscalização do setor, visando a segurança do meio ambiente e da população.

O seminário é aberto ao público e poderá ser acompanhado pelo Portal da Câmara pelo link, ou pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Gostou? compartilhe

Pular para o conteúdo